Informamos aos munícipes que todos os casos de epizootia (macacos encontrados mortos) que chegam ao conhecimento do Serviço de Vigilância em Saúde estão sendo devidamente notificados e investigados, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.
Já foram enviados duas notificações de epizootia para analise no laboratório de referência em Belo Horizonte. Sendo que: um resultado foi negativo para febre amarela (macaco encontrado no Bairro dos Melos em 05/12/2017) e outro caso descartado (macaco encontrado no Bairro Pedra Branca 27/01/2018) devido a amostra estar imprópria para analise. Outro macaco encontrado no bairro da Vila Maria em 16/02/2018 não foi enviada a amostra para analise devido ao fato de o mesmo não estar em condições integras necessárias para o exame laboratorial.
Com relação ao ultimo macaco encontrado no Bairro dos Borges em 14/05/2018, informamos que a equipe esteve no local, porém a amostra já se encontrava em decomposição sendo assim impropria para analise.
Reforçamos que as notificações e investigações são realizadas e enviadas para a Regional de Saúde de Pouso Alegre e solicitamos que qualquer informação sobre a febre amarela ou casos de macacos mortos sejam esclarecidos junto a equipe de Vigilância em Saúde de Piranguçu. Informações desencontradas só dificultam o trabalho e causam transtornos ao desenvolvimento das ações.
Lembramos ainda que o melhor e mais eficaz meio de prevenção é a VACINAÇÃO.
As pessoas que ainda não vacinaram devem procurar a Unidade Básica de Saúde de segunda a sexta munidos do cartão de vacina e do cartão do SUS.
(Primata encontrado morto no Bairro dos Melos - coleta da amostra)
(Primata encontrado morto no Bairro Pedra Branca - coleta da amostra)
(Primata encontrado morto no Bairro Vila Maria - coleta da amostra)
(Primata encontrado morto no Bairro dos Borges - coleta da amostra)