terça-feira, 19 de setembro de 2017

VISA/SMS DIVULGA BOLETIM INFORMATIVO

BOLETIM INFORMATIVO VISA/SMS

VISA/SMS ADQUIRI NOVOS EQUIPAMENTOS

A Unidade de Vigilância Sanitária de Piranguçu, através de suas ações adquiriu novos equipamentos para realização de suas atividades.
  Destacam entre os equipamentos a compra de um freezer, um HD externo, de termômetros (tipo espeto) e de uma camara digital. Esses equipamentos são de fundamental importância para que a VISA/SMS tenha uma infra-estrutura operacional mínima, pois suas ações  caracterizam-se por procedimentos de orientação, cadastramento, inspeção, investigação, notificação, controle e monitoramento, os quais demandam ações, como: atendimento
ao público, deslocamentos, coleta de análises fiscais, apreensão e inutilização de produtos, interdição de estabelecimentos e produtos, instauração de processos, elaboração de relatórios e ofícios, registro e divulgação
de dados etc. 
“Essas ferramentas fazem parte da infraestrutura operaciona protocolada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, a fim de padronizar as ações e potencializar a eficácia no gerenciamento do risco sanitário” afirma o agente de saúde local.
Esses equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da administração local, fundo de Vigilância em Saúde alimentado pelo cumprimento de metas junto ao Ministério da Saúde.

AÇÕES EDUCATIVAS - segundo quadrimestre 2017

PALESTRA PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE - AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Salão de reuniões Câmara Mun. de Vereadores)

PALESTRA PARA EQUIPE ESTRATÉGIA DA FAMILIA/ ESF - ROTULAGEM DE ALIMENTOS (Sala de reuniões da UBS Dr. João Severiano Ribeiro)

PANFLETAGEM SOBRE O RISCO SANITÁRIO/ DTA’S - MANIPULADORES DE ALIMENTOS DA COMUNIDADE DA USINA SÃO BERNARDO (Igreja de São Bernardo por ocasião da festa de São Bernardo realizada no bairro)

PALESTRA PARA O SETOR REGULADO - RISCO SANITÁRIO IDENTIFICADO NOS RELATÓRIOS DE INSPEÇÃO SANITÁRIA + LEGISLAÇÃO SANITÁRIA (Salão de reuniões Câmara Mun. de Vereadores). 

VISA/SMS cria protocolo de atendimento as demandas.

A Unidade de Vigilância Sanitária do Município de Piranguçu adotou a partir do ano de 2017 um protocolo de atendimento das demandas espontâneas de serviços oriundas da população e também do setor regulado. Esse novo mecanismo visa tornar mais transparente as ações da VISA/SMS e fazer com que o solicitante do serviço tenha uma ferramenta a mais pra cobrar seus direitos quanto a prestação dos serviços públicos. Com o protocolo os processos são acompanhados com mais eficácia pela Vigilância Sanitária, como por exemplo a observação dos prazos e com relação as medidas adotadas em todo o tramite que a legislação vigente prevê.


sexta-feira, 14 de julho de 2017

sexta-feira, 28 de abril de 2017

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PIRANGUÇU DIVULGA ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA



ESTRATEGIA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

OBJETIVO: REDUZIR A MORTALIDADE,AS COMPLICÇÕES E AS INTERNAÇÕES POR INFLUENZA
·         PERIODO DA CAMPANHA:17 DE ABRIL A 26 DE MAIO
·         DIA D:13 DE MAIO (SABADO DAS 8:00 AS 17:00 HORAS)

GRUPOS PRIORITÁRIOS
ü  CRIANÇAS DE 6 MESES A < 5 ANOS
ü  IDOSOS>60 ANOS
ü  GESTANTES –QUALQUER IDADE GESTACIONAL
ü  PUERPERAS –ATE 45 DIAS APÓS O PARTO
ü  TRABALHADORES DE SAÚDE
ü  POPULAÇÃO INDIGENA
ü  POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE E FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA PRISIONAL
ü  ADOLESCENTES E JOVENS SOB MEDIDAS SOCIO EDUCATIVAS-12 A 21 ANOS
ü  PROFESSORES DAS ESCOLAS PUBLICAS E PRIVADAS

CATEGORIAS DE RISCO CLINICO COM INDICAÇÃO DA VACINA
ü  DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS :ASMA ,DPOC
ü  DOENÇA CARDIACA CRÔNICA
ü  DOENÇA RENAL CRÔNICA:PACIENTES EM DIALISE
ü  DOENÇA HEPÁTICA CRÔNICA:HEPATITE CRÔNICA ,CIRROSE
ü  DOENÇA NEUROLÓGICA CRÔNICA:AVC,PARALISIA CEREBRAL,ESCLEROSE MULTIPLA
ü  DIABETES
ü  IMUNOSSUPRESSÃO
ü  OBESIDADE GRAU III
ü  TRANSPLANTADOS
ü  PORTADORES DE TRISSOMIAS:SINDROME DE DOWN

A APRESENTAÇÃO DA PRESCRIÇÃO MÉDICA É OBRIGATÓRIA,DURANTE A CAMPANHA
CONTRA-INDICAÇÕES
·         REAÇÃO ANAFILÁTICAS A DOSES ANTERIORES
·         ALERGIA GRAVE A OVO DE GALINHA E DERIVADOS
·         REAÇÃO ANAFILÁTICA A QUALQUER COMPONENTE DA VACINA
·         PRECAUÇÕES:DOENÇAS FEBRIS AGUDAS,MODERADAS OU GRAVES






quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Nota Oficial sobre casos suspeitos de dengue em Piranguçu

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde - Setor de Epidemiologia informa que com relação aos casos suspeitos de dengue na cidade foi feita notificação e os casos continuam sob investigação tanto para dengue como para leptospirose.

Informamos que de ambos pacientes foram colhidos material e enviados para Macro Regional de Pouso Alegre, conforme protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Reforçamos que o mais importante de tudo é na verdade a prevenção mantendo imóveis limpos, lixo separado devidamente, manter caixa d água devidamente tampada e não permitir água parada em qualquer ponto de sua residencia.

Vacine-se! Educação é a melhor vacina.