segunda-feira, 16 de março de 2015

Equipe de Vigilância em Saúde realizou palestra sobre saúde em Piranguçu

Na ultima quinta feira (12/03), uma equipe da Vigilância em Saúde de Piranguçu (Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária) realizou uma palestra durante a Semana da Mulher promovida pela Secretária Municipal de Assistência Social e CRAS.
A Vigilância Sanitária abordou o tema “Beleza com Segurança”, que se referia aos cuidados que as mulheres devem ter ao procurarem salões de beleza, manicures e outros serviços de beleza e estética. Foi abordado também a importância da utilização de Kits pessoais de manicure e quanto prevenção durante o uso de produtos, como por exemplo, ver a procedência dos mesmos.
A Vigilância Ambiental por sua vez tratou de um dos maiores problemas de saúde deste inicio de ano a Dengue e a Chikungunya. A palestra foi realizada através de dinâmica com a participação de dois grupos, sendo metade discutindo a dengue e a outra discutindo a chikungunya. No final foram apresentadas as respostas dos questionários de ambos assuntos e discutidas em comum com os grupos, foram ainda tiradas algumas duvidas e apresentados slides com algumas considerações finais.
“Desta forma podemos despertar o questionamento das pessoas e principalmente fazer com que as mesmas reflitam sobre os temas e tenham mais facilidade de visualizar as situações cotidianas de seus lares”, afirma um dos agentes de saúde.

Ao final a equipe agradeceu o espaço cedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo CRAS e reforçou o quanto é importante essa parceria na divulgação das ações e na realização de campanhas educativas sobre saúde no município. Já estão planejadas futuras ações conjuntas para daqui alguns meses com reuniões nos bairros da área rural.

terça-feira, 10 de março de 2015

O que é Chikungunya?

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. 
O que significa o nome? 
Significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

Saiba mais acesse:

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/setembro/16/Perguntas-e-Respostas-sobre-Chikungunya.pdf