segunda-feira, 18 de março de 2013

Anvisa suspende alimentos de soja da marca AdeS




Por precaução e para proteger a saúde da população brasileira, a Anvisa determinou, nesta segunda-feira (18/3), a suspensão de fabricação, distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes dos alimentos com soja da marca AdeS, produzidos pela linha de produdução TBA3G, na fábrica da empresa Unilever Brasil Industrial Ltda, em Pouso Alegre (MG). A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto.
Na semana passada, após ser questionada pela Anvisa por intermédio da notificação nº 5/2013, a empresa Unilever Brasil Industrial Ltda respondeu que havia identificado falha no processo de higienização das máquinas da referida linha de produção. A falha, de acordo com a empresa, teria resultado no envase de embalagens com solução de limpeza, em um lote do produto com sabor maçã.
Apesar da Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema. Está programada para esta segunda-feira (18/3), inspeção sanitária, realizada pelas autoridades sanitárias estaduais e municipais, na fábrica da empresa.
Durante a inspeção, serão verificadas as condições sanitárias de produção do alimento. Além disso, será possível verificar a se a falha identificada pela empresa foi solucionada.
Caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado  e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados pela Anvisa.
Recomendação ao consumidor
O consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los. Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico.
Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou 
sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a  Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.
Confira aqui a tabela publicada no Diário Oficial da União com todos os produtos suspensos.

quinta-feira, 7 de março de 2013

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PIRANGUÇU REALIZA BUSCA DE PRODUTOS INTERDITADOS EM SALÕES DE BELEZA DO MUNICÍPIO



A Unidade de Vigilância Sanitária de Piranguçu desenvolveu ações de busca de cosméticos com Notificação de Interdição Cautelar pela ANVISA. As buscas foram realizadas em todos os salões de beleza da cidade e segundo informações do responsável pela Unidade não foram encontrados nenhum dos produtos no Município. “Esse é um procedimento comum e ocorrem sempre que são detectados problemas com registro, rotulagem e desvio de qualidade dos produtos das seguintes áreas de Cosméticos, Saneantes, Correlatos, Alimentos e Medicamentos.” Afirma o Sr. Valter A. Carlos -  Fiscal da Vigilância Sanitária
Diante destas recomenda-se aos estabelecimentos que sempre comprem e comercializem produtos com registro na ANVISA ou que possuam S.I.F (registro no MAPA), desta forma poderão minimizar os riscos de percas e prejuízos. Produtos de procedência duvidosa ou desconhecida devem ser evitados.